top of page

Vasectomia: Orientações sobre a Cirurgia

Atualizado: 26 de jul.

Urologista Vila Velha e Vitória


A vasectomia é um método de contracepção cirúrgica que visa a esterilização masculina. Este procedimento é considerado uma ótima opção, que é segura e eficaz para homens que não desejam ter mais filhos.


Se quiser saber mais, assista ao vídeo abaixo onde explico detalhadamente sobre o procedimento da vasectomia.


O que é a Vasectomia?


A vasectomia consiste na interrupção dos ductos deferentes, que são os canais responsáveis por transportar os espermatozoides dos testículos até a uretra. Ao realizar essa cirurgia, os espermatozoides não conseguem chegar até as vesículas seminais e portanto não saem mais no sêmen.


Como é feita a Vasectomia?


  • Anestesia: Na maioria dos casos, utiliza-se anestesia local. Pode ser feita também com anestesia local + sedação.

  • Cirurgia: Uma pequena incisão é feita na pele (escroto) para acessar os ductos deferentes. Os ductos são cortados e uma parte deles é removida. As extremidades são ligadas ou cauterizadas para evitar a passagem de espermatozoides. Por último fecha-se a incisão com pontos absorvíveis.


Cuidados Pré-Operatórios

Antes da realização da vasectomia, alguns cuidados são essenciais:

  • Consulta Médica: Realizar uma avaliação para discutir a decisão, avaliação do exame físico e esclarecer dúvidas.

  • Exames: Exames laboratoriais podem ser solicitados em alguns casos, a depender da idade do paciente e comorbidades.

  • Jejum: Em cirurgias com anestesia local, não é necessário jejum. Caso seja optado por sedação, é necessário jejum conforme orientação do anestesista.

  • Cuidados no dia da cirurgia:

    • Jejum conforme orientado.

    • Levar todas as guias de autorização da cirurgia.

    • Se foram solicitados exames e avaliação do cardiologista ou anestesista, também é necessário levar.

    • Ir com acompanhante para o local do procedimento.


Cuidados Pós-Operatórios


Após a cirurgia, é fundamental seguir as recomendações para garantir uma recuperação adequada:

  • Repouso: Evitar atividades físicas intensas e relações sexuais por pelo menos uma semana.

  • Compressas Frias: Aplicar compressas geladas na região escrotal 4x ao dia nos primeiros 03 dias.

  • Medicação: Utilizar analgésico e antiinflamatório conforme prescrito.

  • Curativo: Manter o curativo feito na cirurgia no dia da cirurgia. No primeiro dia após a cirurgia pode ser retirado e colocar somente gaze estéril entre o curativo e a cueca e prender com a própria cueca.

  • Higiene: Manter a área limpa e seca; evitar banho quente.

  • Acompanhamento: Retornar ao médico para reavaliação e realizar espermograma após cerca de 02 meses e no mínimo 20 ejaculações.


Complicações Mais Comuns


Embora a vasectomia seja um procedimento seguro, algumas complicações podem ocorrer:


  • Hematoma: Acúmulo de sangue abaixo da pele, causando inchaço, endurecimento e desconforto.

  • Dor Crônica: Em alguns casos, pode haver dor persistente de baixa intensidade na região escrotal

  • Infecção: Risco de infecção no local da incisão, que por vezes necessita de tratamento com antibiótico. Costuma ocorrer por volta do final da primeira semana.

  • Deiscência da ferida operatória: o ponto utilizado na pele é feito de material absorvível e caso o ponto caia antes da cicatrização completa, pode ser que abra um pouco o local da ferida. Na maioria dos casos não necessita de novo ponto, haverá cicatrização de dentro para fora.

  • Granuloma: Formação de caroço no cordão inguinal, ao redor do local onde é feito o corte no ducto deferente.



Dúvidas frequentes:


Após a Cirurgia ainda tem ejaculação?

Sim, após a cirurgia a ejaculação continua normal. A maioria do líquido seminal é proveniente da próstata e vesículas seminais, que não são afetadas pela vasectomia.

Muda alguma coisa na potência do homem?

Não, a cirurgia não afeta os nervos penianos e portanto não geram alteração da função erétil.

É possível engravidar após a vasectomia?

Em raros casos (cerca de 1 a cada 10.000), os ductos deferentes podem se reconectar (recanalização do ducto), resultando em fertilidade.

A vasectomia é reversível?

A reversão espontânea (recanalização) é muito rara. Porém é possível reverter cirurgicamente o procedimento. A Reversão da Vasectomia com técnica microcirúrgica consegue juntar novamente os ductos por meio de uma sutura delicada, com altas taxas de sucesso nos primeiros anos após a vasectomia.

Quanto tempo dói a cirurgia de vasectomia?

A dor aguda relacionada ao procedimento é mínima, pois ele é feito sob anestesia local. Após a cirurgia, é comum sentir um desconforto, uma sensação de peso ou uma dor leve na região escrotal por 2 a 3 dias. Essa dor é controlável com analgésicos comuns e aplicação de gelo.

Quantos dias de repouso para quem faz vasectomia?

  • Repouso relativo por 48 a 72 horas: Evitar caminhadas longas, subir escadas excessivamente e, principalmente, não carregar peso. Ficar em casa, deitado ou sentado confortavelmente, é o ideal.

  • Retorno a atividades leves (trabalho de escritório): Geralmente após 2 a 3 dias.

  • Retorno a atividades físicas e esforços intensos: Aguardar de 7 a 14 dias,

A anestesia da vasectomia dói?

A anestesia local envolve uma pequena picada de agulha na pele do escroto. Há um ardor ou queimação inicial que dura poucos segundos, semelhante à anestesia de dentista. Após a aplicação e o efeito do anestésico, o procedimento em si é indolor.

Quantas ejaculações após vasectomia?

A vasectomia não torna o homem estéril imediatamente. É necessário "limpar" os canais dos espermatozoides que já estavam armazenados. A recomendação padrão é realizar entre 20 a 30 ejaculações durante um período de aproximadamente 3 meses. Após esse período, é obrigatório realizar um espermograma para confirmar a ausência de espermatozoides (azoospermia) e só então suspender outros métodos contraceptivos.

Onde é aplicada a anestesia para vasectomia?

A anestesia é local, aplicada diretamente na pele da bolsa escrotal, sobre o local onde será feita a incisão, e também mais profundamente para anestesiar o ducto deferente de cada lado.

Quanto tempo depois da vasectomia pode ter relação?

Recomenda-se aguardar cerca de 7 dias ou até que o desconforto e a sensibilidade na região desapareçam. Lembre-se: nesse período, você ainda é fértil. O uso de outro método contraceptivo (camisinha, pílula da parceira, etc.) é obrigatório até a liberação pelo espermograma.

Quem faz vasectomia ejacula mais rápido?

Não. A vasectomia não tem nenhuma relação com o controle ejaculatório. A ejaculação precoce está ligada a fatores neurológicos, psicológicos e de sensibilidade, que não são alterados pelo procedimento.

Como dormir após vasectomia?

Nos primeiros dias, muitos homens se sentem mais confortáveis dormindo de barriga para cima. Se preferir dormir de lado, colocar um travesseiro entre as pernas pode ajudar a evitar pressão na área.

Como fica o sêmen depois da vasectomia?

O sêmen (esperma) fica com a aparência, cor, cheiro e volume praticamente inalterados. Isso ocorre porque os espermatozoides representam apenas de 2% a 5% do volume total do ejaculado. O restante é líquido produzido pela próstata e vesículas seminais, produção que não é afetada pela cirurgia.

É normal doer a barriga depois da vasectomia?

Sim, um leve desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou na virilha pode ser normal. Isso acontece porque os ductos deferentes se estendem da bolsa escrotal para dentro do abdômen. A manipulação desses ductos durante a cirurgia pode causar uma dor "irradiada" leve e transitória. Se a dor for forte ou persistente, entre em contato comigo e se necessário procure o pronto socorro.


Surgiu mais alguma pergunta? Agende sua consulta presencial ou por teleconsulta, para esclarecer sua dúvida.

 
 
 

Comentários


Responsável Técnico - Henrique Gobbi Tótola

Médico Urologista - CRM ES 11766/ RQE 10866

bottom of page