Postectomia: Orientações sobre a cirurgia - Urologista em Vila Velha
- Henrique Totola uro
- 26 de jul.
- 6 min de leitura
Atualizado: 27 de jul.
Urologista Vila Velha - Urologista Vitória
A postectomia, popularmente conhecida como circuncisão, é uma cirurgia realizada para remover o prepúcio - a pele que cobre a glande (cabeça) do pênis.
É um procedimento bastante frequente na urologia, indicado principalmente para tratar a fimose, mas também pode ser recomendada em casos de infecções recorrentes, higiene difícil, para facilitar exames ou outras cirurgias pelo canal do xixi ou até por motivos culturais. Neste post, explico de forma detalhada como é feita a postectomia, os cuidados antes e depois da cirurgia, e esclareço as dúvidas mais comuns.
Se você quiser pode ver o vídeo onde explico melhor sobre a cirurgia de postectomia, clicando abaixo:
O que é a Postectomia?
A postectomia é a cirurgia que remove o excesso de pele do pênis (ou prepúcio), podendo ser realizada em homens de todas as idades.
Como é Feita a Cirurgia?
Realizada em centro cirúrgico, geralmente com anestesia local associada à sedação leve. Em crianças pequenas, pode ser usada anestesia geral.
Técnica: Será removido o excesso de prepúcio, preservando a função e a estética do pênis. O freio também é ressecado.
Pontos: São utilizados fios absorvíveis, que caem sozinhos em 2 a 3 semanas.
Duração: O procedimento dura cerca de 60 minutos.
Alta: O paciente geralmente recebe alta no mesmo dia, após breve observação.

Cuidados Pré-Operatórios
Antes da realização da postectomia, alguns cuidados são essenciais:
Exames: Geralmente necessita avaliação dos fatores de coagulação sanguínea e do nível de glicemia.
Interrupção de Medicamentos: Informar sobre medicamentos em uso, especialmente anticoagulantes, que podem aumentar o risco de sangramento.
Jejum: necessário 8h de Jejum para alimentos sólidos e 2h para líquidos claros.
Acompanhante: É necessário ter um acompanhante para o retorno para casa, para evitar acidentes.
Pós-Operatório: Orientações e Cuidados
Aplicar compressas frias (pano enrolado no gelo ou bolsa térmica) na região da base do pênis para reduzir o inchaço e a dor.
É comum sentir desconforto, inchaço e leve vermelhidão nos primeiros dias. Use os medicamentos prescritos (analgésicos, anti-inflamatórios) conforme orientação.
O curativo inicial deve ser mantido por 24 horas. Após esse período, retire-o cuidadosamente durante o banho, lavando a área com água fria ou morna e sabonete neutro.
Lave o local diariamente, seque com cuidado e evite esfregar a região. Manter a área limpa e seca; utilizar a pomada prescrita nas duas primeiras semanas.
Prefira roupas íntimas de algodão, mais justas, para evitar atrito e dar sustentação.
Atividades físicas: Evite exercícios, esportes e levantar peso por pelo menos 2 semanas.
Relações sexuais devem ser evitadas por 4 a 6 semanas, ou até liberação médica, para garantir a cicatrização adequada.
Os pontos caem sozinhos em cerca de 07 a 14 dias. Quando os pontos vão cair, é normal que inflame a região, que fique vermelho e coçando. Pode sair um líquido amarelado claro em pequena quantidade referente a cicatrização. Não puxe caso algum permaneça por mais tempo.
O edema (inchaço) pode durar até 2 semanas e é normal.
Retorno ao Consultório
O retorno geralmente é agendado de 07 a 14 dias após a cirurgia, para avaliação da cicatrização e esclarecimento de dúvidas.
Quando preciso me preocupar no pós-operatório?
A postectomia é considerada segura, mas como todo procedimento cirúrgico, pode apresentar complicações, como sangramento, infecção e dor.
Caso haja febre, dor intensa, ou secreção com odor fétido, entrar em contato com Dr. Henrique por Whatsapp para orientações.
Caso haja sangramento que ultrapasse o curativo ou inchaço muito grande no dia da cirurgia, ligar para o número do Dr. Henrique.
Dúvidas Frequentes
Abaixo temos algumas das dúvidas mais frequentes deste tema, mas caso fique ainda alguma dúvida, entre em contato conosco.
Quanto tempo de repouso após cirurgia de postectomia?
Recomenda-se um repouso relativo de 3 a 7 dias, evitando esforços físicos. A recuperação completa e o retorno a todas as atividades, incluindo as sexuais, geralmente ocorrem após 30 a 40 dias.
Quais os riscos da cirurgia de postectomia?
Como todo procedimento cirúrgico, a postectomia apresenta riscos, embora sejam considerados baixos. Os mais comuns incluem sangramento, infecção no local da cirurgia, hematoma, inchaço (edema) e dor. Complicações mais raras podem ser a estenose de meato (estreitamento da saída da uretra) ou a retirada excessiva ou insuficiente de pele.
Onde é aplicada a anestesia na postectomia?
Em adultos e adolescentes, a anestesia mais comum é a local, com bloqueio dos nervos penianos, associada ou não a uma sedação leve para maior conforto do paciente. Em crianças, a anestesia geral é frequentemente a mais indicada.
Pode andar depois da cirurgia de postectomia?
Sim, é permitido e até recomendado caminhar de forma leve já no primeiro dia após a cirurgia para ajudar na circulação. Devem ser evitados grandes esforços, corridas ou longas caminhadas nos primeiros dias.
Vale a pena fazer uma postectomia?
Quando há indicação médica, como nos casos de fimose, parafimose ou infecções de repetição, a cirurgia traz benefícios significativos para a saúde, higiene e qualidade de vida. A decisão deve ser tomada em conjunto com seu médico, ponderando os prós e os contras para o seu caso específico.
Quais são as sequelas da cirurgia de fimose?
A maioria dos pacientes não apresenta sequelas. A principal mudança é a exposição permanente da glande, o que pode levar a uma alteração temporária na sensibilidade, que tende a se normalizar com o tempo. Cicatrizes inestéticas ou alterações na coloração da pele podem ocorrer, mas são menos comuns.
Como urinar após cirurgia de fimose?
A micção ocorre normalmente, pois a cirurgia não interfere no canal urinário (uretra). Pode haver um leve ardor ou desconforto nos primeiros dias, o que é considerado normal.
Quanto tempo demora para cicatrizar a cirurgia de fimose?
A cicatrização inicial da pele leva cerca de 7 a 14 dias. A cicatrização completa, com a reabsorção dos pontos e a melhora do inchaço, pode levar de 4 a 6 semanas.
Quanto tempo o ponto da fimose cai?
Geralmente, são utilizados fios absorvíveis que caem sozinhos entre 07 e 21 dias após a cirurgia de fimose. Não é necessário retirá-los na maioria dos casos.
Quantos minutos dura uma cirurgia de postectomia?
O procedimento em si dura, em média, de 30 a 60 minutos.
Como dormir após uma postectomia?
Recomenda-se dormir de barriga para cima para evitar pressão ou atrito na área operada. Colocar um pequeno travesseiro sob os joelhos pode ajudar a manter a posição.
A cirurgia de fimose é complicada?
Não. É considerada uma cirurgia de baixa complexidade e de curta duração, sendo um dos procedimentos mais rotineiros para o urologista. Mas, é bom alertar que o pós-operatório é enjoado, principalmente nos primeiros 03 dias.
Tem como tirar a fimose naturalmente?
Em crianças, a fimose fisiológica pode se resolver naturalmente com o crescimento. Em alguns casos de anéis prepuciais não muito apertados, o uso de pomadas à base de corticoides, prescritas pelo médico, associado a exercícios de retração gentis, pode ter sucesso. Em adultos não há essa possibilidade de tratamento clínico.
A postectomia dói?
A cirurgia é realizada sob anestesia, portanto, não há dor durante o procedimento. No pós-operatório, é comum sentir um desconforto ou dor de leve a moderada, que são bem controlados com os analgésicos prescritos.
Pode usar cueca após a cirurgia de fimose?
Sim. O uso de cuecas, de preferência de algodão e mais justas (não apertadas), pode ajudar a manter o pênis elevado e voltado para cima, o que auxilia na redução do inchaço e protege a área operada de atritos. NÃO fique sem cueca, vai atrapalhar sua recuperação.
Pode tomar banho após a postectomia?
Sim, o banho está liberado, geralmente após 24 horas. Se quiser tomar banho antes disso não pode molhar o curativo. Banhos de imersão (banheira, piscina ou mar) devem ser evitados por cerca de 30 dias.
Pode tirar a fimose puxando?
Não. Forçar a retração do prepúcio pode causar dor, sangramento, fissuras e até mesmo uma parafimose, que é uma emergência médica. O tratamento da fimose deve sempre ser orientado por um profissiona
Qual o valor de uma postectomia?
O custo de uma postectomia 100% particular pode variar consideravelmente dependendo do hospital que vai operar e da necessidade ou não de internação (a grande maioria das vezes não precisa internar). Mas o valor do pacote completo fica geralmente entre 2500 a 5000 reais.
Dr. Henrique Tótola é médico urologista e atende nas cidades de Vitória, Vila Velha e Cariacica. Realiza diversos procedimentos cirúrgicos urológicos além da postectomia. Agende sua consulta.






Comentários